As três afirmações de Jesus em Apocalipse 22 sobre a sua segunda vinda

 





A primeira vinda de Jesus aconteceu há mais de dois mil anos. Ele veio à terra como homem, nasceu de uma virgem, viveu uma vida perfeita, morreu na cruz pelos nossos pecados e ressuscitou dos mortos e depois voltou ao céu novamente. Sua primeira vinda cumpriu as profecias do Antigo Testamento e trouxe salvação para a humanidade.

A segunda vinda de Jesus ainda está por acontecer. Ele virá para arrebatar a sua igreja, julgar os vivos e os mortos e para estabelecer seu reino eterno. A Bíblia nos diz que a segunda vinda de Jesus será repentina e inesperada. Ninguém sabe o dia nem a hora em que ele virá, mas sabemos que ele virá.

No último capítulo do livro do Apocalipse, Jesus Cristo faz três afirmações de sua segunda vinda à terra. Essas afirmações são importantes para os cristãos, pois nos lembram da certeza da volta de Jesus e de que devemos estar preparados para esse evento. As três declarações são:

  • "Eis que presto venho" (v. 7)
  • "Eis que cedo venho" (v. 12)
  • "Certamente venho" (v. 20)

Elas enfatizam a certeza e a proximidade da volta de Jesus. A seguir, vamos analisar cada uma delas, a fim de extrair delas informações relevantes para nossa vida espiritual. 

I. A primeira declaração: "Eis que presto venho" (v. 7)

A primeira afirmação, "Eis que presto venho", significa que Jesus virá e levará a sua igreja com rapidez. Ela é uma advertência para os cristãos se prepararem para a sua volta. A palavra "presto" pode ser traduzida como "rápido" ou "sem demora". Isso significa que a vinda de Jesus será repentina e inesperada. Não haverá tempo para se preparar. 

Em sua primeira carta aos irmãos da Igreja de Corinto no capítulo 15 e versículos 51 ao 32 , o Apóstolo Paulo nos explica com detalhes o que ocorrerá com os cristãos redimidos por ocasião do arrebatamento da igreja e mostra que esse evento será num instante, do mesmo modo como se pisca o olho: 

“Eis aqui vos digo um mistério: Nem todos dormiremos mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados.” (1 Co 15:51-52)

Assim, nessa afirmações, “presto Venho”, o Senhor Jesus nos chama à vigilância constante. Devemos estar preparados para a volta de Jesus a qualquer momento, quem estiver preparado na ocasião de sua vinda, vai subir ao encontro dele (1 Ts 4:16-17) e quem não estiver preparado, vai ficar (Mt 25:11-13).

“Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.  Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.” (1 Ts 4:16-17)

“Depois vieram também as outras virgens, e disseram: Senhor, Senhor, abre-nos a porta. Ele, porém, respondeu: Em verdade vos digo, não vos conheço. Vigiai pois, porque não sabeis nem o dia nem a hora.”  (Mt 25:11-13) 

 II. A segunda afirmação: "Eis que cedo venho" (v. 12)

A segunda afirmação, "eis que cedo venho", significa que a vinda de Jesus será em breve. A palavra "cedo" pode ser traduzida como "sem demora" ou "em breve". Isso significa que a vinda de Jesus é iminente. Ela pode acontecer a qualquer momento. Nesse sentido, devemos compreender que o tempo de Deus é diferente do tempo humano. A segunda vinda de Jesus é segundo o tempo de Deus (Kairós) e não segundo o tempo do homem (Kronos). 

A verdade da segunda afirmação de Cristo, "eis que cedo venho" é a de que Ele não está demorando. No Kairós de Deus, Jesus vem no tempo certo e no momento oportuno. O apóstolo Pedro, em sua segunda epístola no capítulo três revela-nos que nos últimos dias apareceriam escarnecedores e zombadores de Cristo. Essas pessoas irão desdenhar da promessa da segunda vinda de Jesus, pois eles ignoram totalmente a relatividade do tempo para Deus e não compreendem a fidelidade do Dele no cumprimento das suas promessas nem muito menos a longanimidade ou paciência do SENHOR. 

“Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores com zombaria andando segundo as suas próprias concupiscências, e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação.” (2 Pedro 3:3-4)

“Mas vós, amados, não ignoreis uma coisa: que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia.” (2 Pedro 3:8)

“O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se.” ( (2 Pedro 3:9),  

 III. A terceira afirmação: "Certamente venho" (v. 20)

A terceira afirmação, "Certamente venho", significa que a vinda de Jesus é infalível. Ela é uma promessa para os cristãos que confiam em Jesus. A palavra "certamente" significa "com certeza" ou "inequivocamente". Isso significa que a vinda de Jesus é garantida. Ela acontecerá, não importa o que aconteça.

O que devemos fazer?

A certeza e a proximidade da volta de Jesus deve nos motivar a viver uma vida santa e a nos prepararmos para a sua vinda.

Aqui estão algumas coisas que podemos fazer para nos preparar para a volta de Jesus:

  • Amar a Deus acima de todas as coisas;
  • Amar ao próximo como a nós mesmos;
  • Confiar em Jesus Cristo como nosso Salvador;
  • Confiar em Jesus Cristo como SENHOR de nossas vidas;
  • Adorar a Deus e servir a ele com todo o nosso coração;
  • Guardar os mandamentos de Deus;
  • Perdoar os que nos ofenderam.

As três afirmações de Jesus em Apocalipse 22, 'Eis que presto venho', 'Eis que cedo venho' e 'Certamente venho', ressoam como promessas inabaláveis da sua segunda vinda à Terra. Essas palavras não são meramente profecias a serem aguardadas passivamente, mas sim chamados à ação e preparação constante.

A primeira vinda de Jesus já se cumpriu, trazendo salvação à humanidade. A segunda vinda, por sua vez, é aguardada com expectativa, com a certeza de que acontecerá, embora ninguém saiba o dia nem a hora. As três declarações de Apocalipse 22 servem como lembretes constantes da iminência desse evento.

Essa certeza da volta de Jesus não deve apenas despertar a antecipação, mas também moldar nossas vidas diárias. O chamado é claro: amar a Deus, amar ao próximo, confiar em Jesus como Salvador e Senhor, adorar a Deus com fervor, viver em obediência aos seus mandamentos e praticar o perdão. Estas ações não apenas nos preparam para a volta de Jesus, mas também refletem o estilo de vida que ele espera de seus seguidores.

Portanto, que essas declarações não sejam apenas palavras que lemos, mas verdades que moldam nossa jornada espiritual. Que a certeza da volta de Jesus seja a luz que guia nossos passos, motivando-nos a viver de maneira que honre a fé que professamos. Em meio às incertezas do mundo, essa certeza é um ancoradouro seguro, uma esperança que transcende as circunstâncias e orienta nosso caminho rumo ao reino eterno prometido por aquele que é fiel e verdadeiro.

 



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem