A presença que te faz descansar. (Ex 33.14)

 


 Introdução.

A palavra hebraica para descansar é “nuwach” da qual deriva o nome Noé. Diferente de “shabath”, que significa cessar o esforço físico, deixar de trabalhar, “nuwach” de Êxodo 33.14 tem o sentido de calmaria, alívio, tranquilidade. Não significa ausência de conflitos ou guerras ou tribulações, pois, do contrário, Moisés não teria enfrentado o que enfrentou. É, um estado de espírito que é resultado da presença de Deus na vida de uma pessoa.  

I. Descanso em meio às tempestades.

A presença de Cristo no barco fez com que os discípulos o vento e o mar entrassem no mesmo estado de espírito de Jesus, ou seja, de calmaria, descanso e tranquilidade (Mt 8.23-27).

II. Descanso em meio às perseguições.

A presença do senhor nos dá tranquilidade porque é ele quem peleja pelo seu povo, (2 Cr 20. 1-22), salva e os livros dos seus inimigos (Dt 28.7)

III.  Descanso em meio às provações.

Mesmo em meio as maiores provações aqueles que confiam inteiramente em Deus terão alívio, tranquilidade e calmaria na alma. Isso é fruto de um coração que, no meio das lutas e das provações, aprendeu a confiar no Senhor e aplicar sua fé (Dn 3.1-15; Is 43.1-4

Conclusão.

Jesus disse, "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. (Mt 11.28). Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso pode dizer ao Senhor: "Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio".(Salmos 91:1-2). Que tenhamos o mesmo estado de espírito do SENHOR, e confiemos Nele de todo o coração e com todas as forças e entendimento.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem