Aumenta a chama do Dom de Deus que está em ti.





INTRODUÇÃO.

1 Timóteo e 2 Timóteo são cartas escritas pelo Apóstolo Paulo a próprio punho e, endereçadas à Timóteo. Essas cartas também podem ser chamadas de ``epistolas pastorais`` pois contêm conselhos do Apóstolo Paulo ao jovem Timóteo que era líder da igreja na cidade de Éfeso.

A primeira carta que Paulo escreveu ao Jovem Timóteo, foi com a finalidade de orientá-lo na prática pastoral diante dos grandes embates da vida e das tensões da lida no ministério. Já a segunda carta, foi com o propósito de ajudar Timóteo a permanecer fiel e firme na sua mesmo em tempos difíceis.

I.             O chamado de Timóteo.

Timóteo vinha de uma família mista, sua mãe era judia e seu pai era grego. Jesus primeiramente salvou, sua avó Lóide. A fé de sua avó passou a habitar em sua mãe Eunice e por fim também habitou no Jovem Timóteo (2 Tm 1:5).

Jesus salva um (o primeiro) na casa. A luz que ESSE recebe, deve raiar dentro de seu lar. Se toda casa crer e receber a mesma fé que do primeiro, toda casa será salva.  (At 16:31). (Mas tem que dá testemunho)

Timóteo foi um jovem que aceitou o chamado para trabalhar na obra de Deus. O jovem era tão dedicado à obra de Cristo que os líderes da igreja o recomendaram ao apóstolo Paulo, que o aceitou em sua equipe missionária (At 16.1-5)

II.            O ânimo de Timóteo.

Apesar de seu chamado, de seu relacionamento próximo com Deus, do bom testemunho que os anciãos e a liderança da igreja davam dele, e de seus dons espirituais, Timóteo, como todo jovem, tinha seus momentos de desânimo. Ele desanimava com facilidade.

O desânimo é uma das piores armas que Satanás usa para tentar parar a igreja. O desanimo de deixa frágil, sujeito aos ataques do diabo.

Timóteo ficou desanimado ao ver os problemas da igreja que ele pastoreava na cidade de Éfeso, ficou desanimado por causa de seus problemas de saúde (1 Tm 5:23). Alguns membros da igreja (que mais criticam do que ajudam), se aproveitavam da timidez de Timóteo não davam ao jovem pastor o respeito que lhe era devido e isso certamente o desanimava (2 Tm 2.6-8). Sua avó Lóide e sua mãe Eunice eram crentes, porém, seu pai não tinha abraçado a fé, com certeza isso também o desanimava. Não era fácil para o jovem Timóteo. Mas, ele tinha uma certeza, meu Jesus venceu, firmado nele eu também vencerei.

III.          A resposta de Deus para vencer o desanimo de Timóteo.

Deus usa Paulo para mostrar ao Timóteo como ele venceria suas as aflições.

AUMENTA O FOGO. A resposta de Deus para Timóteo está no verso 6. É por esta razão que te trago à mente que REAVIVES o Dom de Deus que há em ti pela imposição de minhas mãos (2 Tm 1:6). A palavra reavivar no original grego é ANAZOPUREU, que significa, ascender o fogo, por fogo, ser fervoroso. Sabe o que Deus está dizendo?

Deus, está dizendo a Timóteo, Eu sei as tuas dificuldades, Eu sei que tu estás desanimado, Eu conheço os teus problemas. Mas a ti te digo – Não deixe que se apague a chama do fogo do Dom de Deus que está em ti - Acende o fogo Timóteo – seja fervoroso - a chama de Deus está dentro de ti. 

A Bíblia diz que o crente morno é vomitado da boca de Deus (Ap 3:16)

John Stott diz que o dom é comparado ao fogo, que vem do verbo grego anazopureo. No entanto, não se pode deduzir que Timóteo tenha deixado o fogo de Deus em sua vida extinguir-se por completo. Não, a ideia não é essa. O prefixo ana pode indicar tanto aumentar o fogo quanto tornar a acendê-lo
A exortação de Paulo, portanto, é para continuar soprando, pondo combustível a fim de “atiçar aquele fogo interior” para que fique cada vez maior afim de conservá-lo vivo espiritualmente. Deus nos dá dons, mas estes precisam ser reavivados.


IV.          Como aumentar o fogo?

A primeira menção da palavra fogo está no Antigo Testamento e, vem acompanhado da palavra Altar. Está escrito em Lv 6.12,13:

``O fogo, pois, sobre o altar arderá nele, não se apagará; mas o sacerdote acenderá lenha nele cada manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto, e sobre ele queimará a gordura das ofertas pacíficas``. 

O fogo é uma representação para o Espírito Santo de Deus, o altar é uma representação da vida da pessoa.

a) PONHA LENHA. Deus está dizendo: o fogo já está em você Timóteo, agora, ponha lenha nesse fogo para que fique cada vez maior. Pois, sem lenha o fogo se apaga (Pv 26.20)

Quando uma pessoa tem uma experiência real com Jesus, algo como que um fogo de Deus invade seu coração. Ela se sente reavivada, renovada, animada, inspirada, pronta para qualquer desafio. No entanto, depois de algum tempo, este fogo se apaga em alguns crentes. O que houve? Faltou alimentar o fogo de Deus. Faltou pôr a lenha.

Timóteo: Ponha primeiro a lenha da Fé - lenha da Oração - Ponha a lenha da leitura da Bíblia – a lenha da obediência – a lenha da comunhão com os irmãos - Ponha a lenha do testemunho pessoal – Ponha lenha da adoração.

b) CONSERTE O ALTAR. De nada adiantará por lenha se o altar estiver quebrado. Um altar quebrado, não está preparado para receber lenha. Como está o teu altar diante de Deus. Para que Deus mandasse fogo, Ele determinou que Elias primeiro consertasse o altar do SENHOR que estava em ruínas (1 Rs 18.30-32). As chamas do DOM de DEUS não são reavivadas em altares quebrados.

Conclusão.

Timóteo estava desanimado, mas o SENHOR mandou que ele avivasse as chamas do DOM de Deus que habitava nele. Quando as chamas do Espirito Santo estão bem vivas em nosso ser, podemos superar todos os problemas e angustias da nossa vida.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem