O Julgamento do Grande Trono Branco em Apocalipse.



Há muitos eventos descritos no livro do Apocalipse . Um deles é o Julgamento do Grande Trono Branco, descrito em Apocalipse 20. O Julgamento do Grande Trono Branco é um evento em que aqueles que não conheceram a Jesus como seu Salvador durante sua vida virão perante o Senhor e serão julgados por Cristo. Os cristãos não serão julgados neste momento - eles serão julgados antes disso, no Tribunal de Cristo.


Como João vê o Grande Trono Branco?


João vê o Grande Trono Branco, ele vê os mortos. Todos os que morreram sem um relacionamento com Jesus Cristo. Em Apocalipse 20: 12-13, aprendemos sobre o povo no Grande Trono Branco:

 “Vi os mortos, pequenos e grandes, em pé diante de Deus. (…) O mar entregou os mortos que estavam nele, e a morte e o inferno entregues os mortos que estavam neles.

As pessoas ante o Grande Trono Branco.


Na visão João vê os mortos que morreram sem Cristo. O espiritualmente morto. Seus corpos são convocados de seus túmulos e do mar. Suas almas são chamadas da morte e Hades para estar diante do Juiz de toda a terra. E João diz que esse grupo será composto de pequenos e grandes. Essa é uma expressão que aparece frequentemente na Bíblia e mais de cinco vezes no livro do Apocalipse. Está lá para nos lembrar que todas as classes de pessoas estarão presentes todas as classes na Igreja e no mundo. Haverá muitas pessoas religiosas no Grande Trono Branco: filantropos e pregadores, milagreiros e leigos.

Erwin Lutzer diz que essa multidão é diversa em suas religiões. Vemos budistas e muçulmanos e hindus e protestantes e católicos e batistas e presbiterianos. Nós vemos aqueles que acreditavam em um Deus e aqueles que acreditavam em muitos deuses. Nós vemos aqueles que se recusaram a acreditar em qualquer Deus. Vemos aqueles que acreditavam na meditação como um meio de salvação e aqueles que acreditavam que fazer grandes obras era o caminho para a vida eterna. Nós vemos a moral e a imoralidade. Tanto o padre como o ministro, a freira e o missionário.

O que acontecerá a essas pessoas religiosas quando elas estiverem diante de Deus? Deixe o Senhor Jesus responder a essa pergunta:

Muitos me dirão naquele dia: 'Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome, expulsamos demônios em teu nome e fizemos muitas maravilhas em teu nome?' E então eu declararei para eles: 'Eu nunca te conheci; aparta-te de mim, que pratica a iniquidade! (Mateus 7: 21-23)

Ao contrário da opinião popular, acreditar na sua verdade escolhida não a torna verdadeira. Existe apenas uma verdade e essa é a verdade de Jesus Cristo. Ele disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida.” Acredite nessa verdade ou você não irá para o Pai. Isso foi o que ele disse. "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim ”(João 14: 6).


Onde ocorrerá o julgamento do Grande Trono Branco?


A Bíblia não especifica onde o Julgamento do Grande Trono Branco será. Nós sabemos onde não será. Não estará no céu e não estará na terraApocalipse 20:11 diz:

Eu vi um grande trono branco e Aquele que estava assentado sobre ele, de cuja face a terra e o céu fugiram. E não foi encontrado lugar para eles. 

Não pode acontecer na terra porque na aparência do Senhor, a terra e o céu terão fugido. E isso não pode acontecer no céu porque nenhum pecador pode entrar na presença de Deus ali. Assim, o Julgamento do Grande Trono Branco ocorre em algum lugar entre o céu e a terra. Talvez em algum planeta distante que nem conhecemos, mas acontecerá. E talvez o nome dele seja mais importante que sua localização. A palavra grande fala do infinito que é o juiz. A palavra branca fala de santidade divina, pureza e justiça. E trono fala da majestade daquele que tem o direito de determinar o destino de suas criaturas.

O Juiz do Grande Trono Branco

"Quem é o juiz do Grande Trono Branco? Ele não é outro senão o Senhor Jesus Cristo". O Julgamento da Pessoa do Grande Trono Branco nos é dado nos versos de Apocalipse 20: 11-12: 

Então eu vi um grande trono branco e Aquele que estava sentado nele… E vi os mortos, pequenos e grandes,em pé diante de Deus.

O juiz  não é outro senão o Senhor Jesus Cristo. E descobrimos isso através das palavras do próprio Senhor:

O Pai não julga ninguém, mas deu todo o julgamento para o Filho. e lhe deu autoridade para julgar, porque é o Filho do homem (João 5:22, 27).


Paulo escreveu aos romanos: 

Deus julgará os segredos dos homens por meio de Jesus Cristo"(Romanos 2:16). 

Em Atos, Pedro declarou que Cristo foi ordenado por Deus para ser o juiz dos vivos e dos mortos (Atos 10:42). Cristo é o juiz dos vivos no Tribunal de Cristo quando os crentes vêm diante dele após o arrebatamento. Ele é o juiz dos espiritualmente mortos no Julgamento do Grande Trono Branco. Jesus Cristo conduzirá o julgamento e ninguém está melhor qualificado. Ele fez tudo o que podia para redimir o homem e se o homem rejeita a sua oferta, então o homem deve ser julgado por Jesus. 

Apagados do Livro da Vida.

Apocalipse 21:27 diz que somente aqueles que estão escritos no Livro da Vida do Cordeiro irão para o céu - então, o que é esse livro? Os nomes de todas as pessoas nascidas em todo o mundo são originalmente inscritos no Livro da Vida. Mas esses nomes estão sujeitos a serem removidos. Podemos especular que o nome de cada pessoa inserido no Livro da Vida é inserido com o tempo da concepção e a hora do nascimento. Talvez a idade da responsabilidade possa estar ao lado de seu nome. E então, se ele é cristão, a data de sua conversão a Cristo como Seu Salvador está lá. Mas se não houver entradas para os últimos itens no momento em que a pessoa morre, a entrada será apagada. E um terrível espaço em branco será deixado no livro no lugar onde esse nome deveria estar. 

A exibição deste espaço em branco no livro será a prova final e conclusiva de que a pessoa que está sendo julgada deve estar consignada à vida para sempre sem Deus. Você vê o que acontece é, quando nascemos, nosso nome entra no Livro da Vida e nós temos toda a nossa vida para aceitar a Cristo. Se chegarmos ao fim de nossa vida e não O aceitarmos, a Bíblia diz que nosso nome é apagado do Livro da Vida e nenhum homem pode ir para o céu cujo nome não esteja no Livro da Vida do Cordeiro.

E se eu não sou cristão durante o fim dos tempos?


... a única maneira que você pode ser protegido do terrível julgamento ... é depositar sua confiança em Jesus Cristo hoje.

Aquele que falou e o mundo veio a existir é Aquele que finalmente fará as coisas certas. E a Bíblia diz que estaremos com Ele para sempre porque colocamos nossa confiança Nele. A Bíblia diz que, se você conhece a Cristo e está vivo quando Jesus voltar, você será arrebatado para estar com Ele e será levado para o céu.

Se você morrer antes que Ele retorne, a Bíblia diz que os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro e então nós, que estamos vivos e permaneceremos, seremos arrebatados para estar com Ele, e assim estaremos sempre com o Senhor (1 Tessalonicenses 4:17).

Então, se você é um cristão, Deus tem você coberto. Mas se você não é cristão, a única maneira de ser protegido do terrível julgamento que virá sobre este mundo e do castigo eterno no lago de fogo é depositar sua confiança em Jesus Cristo hoje.


FONTE:

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem