Seis dias de escuridão verdade ou mentira? O que a bíblia diz sobre os dias de escuridão solar?




Sempre circularam pela internet notícias em relação a catástrofes ou eventos da natureza que poderiam causar danos ao nosso planeta. Essas notícias são na maioria das vezes boatos criados por internautas que querem de algum modo ganhar visibilidade. Quando esses boatos vêm entrelaçados a notícias supostamente publicadas pela NASA, eles acabam ganhando força de compartilhamento, aja vista a credibilidade da instituição, mas quando os boatos são associados a eventos apocalípticos registrados na Bíblia, eles viralizam.
Os responsáveis por isso são em grande parte cristãos que não têm discernimento espiritual, bom senso e conhecimento da escatologia bíblia, que é a doutrina dos últimos acontecimentos.  
A falta de bom senso. O bom senso está estritamente ligado à sabedoria e a razão, define a capacidade que uma pessoa possui ou deveria possuir de fazer bons julgamentos, escolhas e decisões. O bom senso vai muito além da capacidade de distinguir o certo do errado. O bom senso está diretamente ligado à capacidade intuitiva do ser humano de fazer a coisa certa. Ele é um elemento que está ligado a moral. Por outro lado, a falta de bom senso leva uma pessoa a se tornar insensata, uma pessoa insensata é aquela que não possui um “bom senso” ou “um bom julgamento das coisas”. Deus nos ensina a deixarmos a insensatez e andarmos pelo caminho do entendimento.
 É insensatez de uma pessoa publicar ou compartilhar uma notícia dessa natureza, não sabendo ao certo do que se trata, sem ter conhecimento bíblico da verdade escatológica acerca dos fatos ou conhecer o contexto das profecias. Se a pessoa é um cristão, deveria no mínimo procurar o seu líder religioso para pedir esclarecimentos sobre os eventos do fim e, não apenas sair compartilhando tudo o que lê na internet.  
A falta de conhecimento bíblico.  A bíblia diz, “ O meu povo sofre por falta de conhecimento”. O versículo não diz que é por falta de oração ou por falta de dinheiro, diz claramente falta de conhecimento. O entendimento das coisas de Deus é fundamental para a nossa vida. Devemos, portanto, conhecer as profecias antes de compartilha-las.

Entre outras terríveis circunstâncias que caracterizam os perigosos dias no final desta era (II Tim 3:1-5) há enganação generalizada partindo de pessoas ímpias: Mas os homens maus e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados.  (II Tim 3:13). Quando uma pessoa é enganada, ela é levada por uma falsa aparência ou declaração.  Tal pessoa pensa que as coisas são de uma forma quando na realidade são de outra.  Este tipo de coisa se proliferará nos últimos dias, especialmente religiosamente.
Jesus ALERTOU os cristãos acerca da enganação religiosa! A primeira coisa que Jesus mencionou quando Ele respondeu às perguntas de seus discípulos sobre os sinais de sua vinda e do fim do mundo foi para se prestar atenção aos enganadores religiosos.
 E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane. ( Mt 24.3 ) Paulo escrevendo a Timóteo também disse: Mas os homens maus e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados.  (II Tim 3:13)
Quando uma pessoa é enganada, ela é levada por uma falsa aparência ou declaração.  Tal pessoa pensa que as coisas são de uma forma quando na realidade são de outra. Este tipo de coisa se proliferará nos últimos dias, especialmente religiosamente.
Ora, quanto à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com ele, rogamos-vos, irmãos, que não vos movais facilmente do vosso modo de pensar, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola como enviada de nós, como se o dia do Senhor estivesse já perto.  Ninguém de modo algum vos engane; porque isto não sucederá sem que venha primeiro a apostasia e seja revelado o homem do pecado, o filho da perdição.  (II Tess 2:1-3)

O que a bíblia ensina sobre os dias de escuridão? É certo que haverá um tempo em que o sol escurecerá e a terra será atingida literalmente pela escuridão total. O profeta Isaías vaticinou que o dia do SENHOR
 virá, horrendo, com furor e ira ardente; para pôr a terra em assolação e para destruir do meio dela os seus pecadores.  Pois as estrelas do céu e as suas constelações não deixarão brilhar a sua luz; o sol se escurecerá ao nascer, e a lua não fará resplandecer a sua luz (Is 13.9-10). O profeta Joel disse que nos últimos dias muitas pessoas estariam indecisas e confusas por causa da proximidade do dia do SENHOR ela afirmou que nos últimos dias multidões estariam no vale da decisão e que naquele dia o sol e a lua escurecerão e as estrelas retirariam o seu resplendor. (Jl 3:14-15). Jesus ensina-nos sobre esse dia:  Logo depois da tribulação daqueles dias, escurecerá o sol, e a lua não dará a sua luz; as estrelas cairão do céu e os poderes dos céus serão abalados. ( Mt 24.29 )
O que nós podemos concluir de todas essas profecias? Em primeiro lugar é a certeza que o dia do SENHOR virá, a segunda é que será o dia da ira de Deus para pôr a terra em assolação, será um dia de escuridão sobre a terra. E, terceira é que as profecias não revelam a data exata desses acontecimentos, o mais próximo que temos é que Jesus falou que seria depois da grande tribulação, mas não deixou para nós uma data específica. Ele mesmo nos ensinou que a nós não convém saber os tempos e as épocas que Deus o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade ( At 1.7 ) e, que daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, senão só o Pai. (Mt 24.34 ) A terceira conclusão é a que mais devemos prestar atenção. Pois, como não sabemos quando será o dia do Senhor, resta-nos estar sempre preparados quando aquele dia chegar.
É importante ressaltar também, que por muitos desconsiderarem o que jesus falou, que muitas datas para o fim do mundo, foram e ainda são erroneamente estabelecidas. Como por exemplo: O GRANDE DESAPONTAMENTO, no qual William Miller, depois de estudar a Bíblia durante vários anos, concluiu que a data escolhida por Deus para acabar com o mundo poderia ser encontrada em uma interpretação literal das escrituras. Ele explicava para seus seguidores (chamados de adventistas ou milleristas) que o mundo acabaria entre 21 de março de 1843 e 21 de março de 1844. A PROFECIA DE CHARLES TAZE RUSSEL que foi o fundador do movimento das Testemunhas de Jeová e, estabeleceu o ano de 1874, para a segunda vinda de Cristo e o fim do mundo. O COMETA HALLY, PROFECIAS DE NOSTRADAMOS, CALENDÁRIO MAIA ETC. Todas essas falsas profecias tinham algo em comum, o ERRO de datas pré-estabelecidas para o dia do Senhor.



 

Postagem Anterior Próxima Postagem