Provas da Existência de Deus.




Deus é um ser divino, supremo, eternamente subsistente. Não teve princípio, nem fim. É o criador de todas as coisas e não foi criado por ninguém. Com essas definições respondemos a várias indagações sobre a pessoa e a existência de Deus.
Há vários questionamentos pró e contra a existência de Deus, porém a existência de Deus não depende de indagações ou questionamentos humanos, ele existe por si, independentemente de alguém crer ou não nEle. “Disse o louco em seu coração: não há Deus... Sl 53.1. É uma loucura não crê na existência de Deus. Por outro lado, diz a Bíblia: “...é necessário que aquele que se aproxima de Deus, creia que ele existe...” Hb 11.6. A prova da existência de Deus não baseia somente na fé dos que creem nEle e confirmam a realidade de que Deus existe. Existem várias provas da sua existência, aqui destacaremos algumas.
1. Criação do Universo. “Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras de suas mãos... Sl 19.1. A obra da criação é um argumento em favor da existência de Deus, tudo que existe no universo foi criado, é o efeito de uma causa primária e essa causa primária é Deus.
Conta-se que o ilustre matemático, físico, astrônomo e filósofo, Isaac Newton, recebeu a visita de um amigo íntimo e igualmente cientista, mas céptico (não acreditava em Deus). Newton tinha mandado confeccionar uma máquina por hábil engenheiro (todo o sistema solar), contendo todos os planetas com o Sol no centro e todas aquelas bolas giravam nas suas devidas órbitas e nas suas respectivas velocidades, em volta do sol. Quando o cientista viu ficou encantado e perguntou logo: Quem fez esse objeto? Ao que Newton respondeu: Ninguém.  O homem irado respondeu: Pensas que sou um doido? Por certo alguém o fez! Newton levantou-se e colocando a mão no ombro do amigo disse: Essa máquina é uma fraca imitação de um sistema infinitamente superior, cujas leis tu conheces, e não consigo convencer-te de que não teve inventor. A partir desse dia o céptico passou a crer na existência de Deus.
A natureza é o primeiro argumento em favor da existência de Deus. “Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela Palavra de Deus. ” Hb 11:3. “O seu eterno poder como a sua divindade e entendem e claramente se veem pelas coisas que estão criadas. ” Rm 1:20.
2. A Bíblia Sagrada. A Bíblia não se preocupa em argumentar a existência de Deus. Mas afirma categoricamente através dos fatos nela registrados. No primeiro versículo encontramos a expressão “ No princípio criou Deus os céus e a terra. ” Gn 1:1. Todas as narrativas bíblicas relacionadas à pessoas de Deus, não são tentativas de argumentar para provar a existência de Deus, mas são evidencias de que Ele existe. A Bíblia é uma fonte profunda da revelação de Deus à humanidade, os milagres, as profecias, a inspiração e veracidade da Bíblia, são provas autênticas da existência de Deus.
3. A Natureza Humana. O homem dispõe de natureza moral, isto é, a sua vida é regulada por conceitos do bem e do mal. Ele reconhece que há um caminho reto de ação que deve seguir e um caminho errado que deve evitar. Esse conhecimento chama-se consciência.
Ao fazer o bem sua consciência aprova, ao fazer o mal ela o condena. Até o homem que não conhece a Deus tem a consciência do bem e do mal, isto é, do certo e do errado. Esse conhecimento prova que o homem tem uma origem em Deus e, consequentemente Deus existe como um ser moral.
4. A História Geral. Os eventos da História Universal fornecem evidências de um poder dominante e absoluto. Os princípios do governo divino e moral encontram-se na história das nações e na experiência dos homens. A história das grandes civilizações, passadas e presentes, como o Egito, a Assíria, a Babilônia, a Grécia e Roma. A história de Israel, seu cativeiro, seu retorno, sua restauração política suas guerras e vitórias. A intervenção e a providência divina nos acontecimentos provam tanto a existência como o domínio de Deus sobre as nações. “... para que conheçam os viventes que o Altíssimo tem domínio sobre os reinos dos homens, e os dá a quem quer. “ Dn 4:17.
 5. A Crença Universal. A crença na existência de Deus é conhecida e algo tão universal como a própria raça humana. O homem é instintivamente religioso. Com raras exceções, toda a humanidade procura um deus para adorar e quando não conhecem o Deus verdadeiro adora um deus falso, mas dentro do ser humano tem uma faísca divina que procura se relacionar como Deus. Desta maneira vemos que o homem por natureza é constituído para crer na existência de Deus. Para confiar na sua bondade e para adorar a sua presença.
Todos esses fatores são provas evidentes da existência de Deus.

Bibliografia
Teologia Fundamental. Pr José Cavalcante.



2 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem