Como conservar o fogo do Espírito Santo em nossas vidas?




Em levítico 6.13 foi dada a ordem de que o fogo deveria arder continuamente no altar e não se apagar. Embora, se tratasse do altar de holocaustos e sacrifícios essa referência bíblica aponta para a igreja de Cristo nessa dispensação uma vez que essa ordem fazia parte da Lei de Deus sobre o culto. No templo havia três fogos, que sempre deveriam permanecer acesos.

1. O fogo do altar do holocausto, Lv 6.8-13. Nós, temos um altar que é Jesus Hb 13:10, Ele morreu por nós, uma vez para sempre Rm 6:10, devemos comer desse altar e nos apropriar dos frutos da morte expiatória de Cristo. É pelo fogo do Espírito Santo que Jesus é glorificado Jo 16:14, porque Ele testifica do sacrifício de Jesus Hb 10.14-16. É necessário então que este fogo sempre esteja aceso, para que cada crente possa renovadamente viver pelo poder da Cruz.

2. O fogo do castiçal, Ex 25.37. O Castiçal ou candelabro era uma peça que servia como suporte de luminárias para alumiar o templo. Este fogo simboliza a necessidade de que sempre tenhamos fogo do Espírito Santo para que assim seja conservada a nossa luz acesa para alumiar o mundo e todos aqueles que nos rodeiam. Aponta, segundo a perspectiva de Jesus para o nosso testemunho, leia:

Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas;  para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus imaculados no meio de uma geração corrupta e perversa, entre a qual resplandeceis como luminares no mundo Fp 2.14-15.
Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte Mt 5.14

3. O fogo do altar do incenso, Ex 30.8. Sem o fogo nesse altar a fumaça do incenso não podia subir para Deus. O incenso simbolizava as nossas orações Ap 5.8; Assim também nós precisamos do fogo do Espírito Santo para manter uma vida constante de oração, leia:
·        Orando no Espírito Jd v.20
·        Orando com a ajuda do Espírito Santo Rm 8.26
·        Orando sem cessar 1Ts 5.17

Não podemos deixar o fogo do Espírito em nossas vidas se apagar. Um farol apagado constitui um grande perigo. Assim também um crente cujo o fogo estiver apagado. Quando o fogo está apagado o amor se esfria Mt 24.12. O AMOR É A PRINCIPAL EVIDÊNCIA DE UM CRENTE AVIVADO E CHEIO DO FOGO DO ESPÍRITO SANTO 1 Jo 3.14. Quando o fogo está aceso o amor se torna como uma labareda.  

Eli deixou o fogo se apagar e perdeu o seu ministério. Primeiro ele perdeu o discernimento nas coisas de Deus 1 Sm 1.24, e também perdeu o zelo contra o pecado. Perdeu o temor, porque ainda que Deus lhe tenha enviado mensagem de advertência, ele não tomou nenhuma providência 1 Sm 2.27-36. Morreu tragicamente e a arca foi roubada. Assim um crente cuja a lâmpada da sua vida espiritual esteja apagada, se põe em perigo. Na hora da chegada do Noivo ele não está preparado, pois falta azeite em sua lamparina (vida) Mt 25.10.

Procuremos evitar tudo que pode apagar o fogo do Espírito de Deus em nossas vidas. A bíblica ensina: “Não apague o fogo do Espírito” 1 Ts 5,19. O que pode apagar o fogo do Espírito em nossas vidas?

[1] A desobediência apaga o fogo. Lembre-se de Saul que outrora foi um crente cheio do Espirito Santo, mas desobedeceu a Deus e o fogo do Espírito foi apagado se sua vida 1 Sm 16.14. Lembremo-nos que a desobediência para Deus é como feitiçaria 1 Sm 15.22-23. Misericórdia Senhor!
[2] O pecado apaga o fogo. Para isso Sansão foi um exemplo muito sério! O poder de Deus estava sobre ele até o momento em que o sinal do seu nazireado foi cortado Jz 16.19,20. Então o poder se foi! Porém, voltou quando ele se arrependeu.
[3] Glória própria apaga o fogo. Quantos pregadores nos dias de hoje têm conhecimento mas perderam a graça porque tomaram a glória para si. O Espírito Santo Somente glorifica a Cristo Jo 16.14

Devemos então, buscar a renovação. A renovação é uma experiência normal na vida do crente. O Espírito Santo que opera na salvação também opera na renovação espiritual e santificação Rm 1.4. A bíblia nos orienta a buscar a renovação, voltar ao primeiro amor. Hoje, nós somos os sacerdotes de Deus Ap 1.6, devemos cuidar para que o fogo se renove em nossas vidas. Quando fizermos a nossa parte Deus fará a Dele. É Ele quem renova aqueles que esperam no Senhor Is 40.31. Assim poderemos conservar o fogo aceso dia após dia – até o dia do arrebatamento da igreja





Resumo:
Diácono Irmão José.

REFERÊNCIAS:
[1] Lição bíblica jovens e adultos - Julho e Setembro de 1980. Comentário de Eurico Bergsten.

2 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem