Como a sua família pode ser salva?




No que tange ao plano da salvação de Deus quanto à família é certo que Ele claramente tem o propósito de salvar não apenas o indivíduo, mas também toda a sua família. Deus salvou Noé e toda a sua família (Gn 7.1-7). Salvou toda a família de Jacó os livrando do cativeiro e escravidão do Egito (Ex 3.1-10). E, redimiu toda a família de Raabe (Js 6.25).
1. A salvação da sua família é uma promessa de Deus.
A salvação é uma promessa de Deus para toda a humanidade e, como a fonte dela é Deus, certamente não pode falhar, ainda que alguns a tenha por tardia. Nós, falhamos, mas Deus não falha.
2 Pedro 3:9  (JFA-RA(Br)
O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se. 

Deus, em seu infinito amor, proveu o cordeiro Jesus Cristo para remir a humanidade perdida (Ap 13.8). Qualquer pecador poder ser salvo, basta apenas arrepender-se de seus pecados e crer na graça redentora manifesta em Cristo (Rm 10.8-10). A promessa da salvação foi feita indistintamente a todos. Esta é a razão pela qual o evangelho deve ser pregado à sua família, eles devem ouvir o evangelho, a fé vem pelo ouvir e o ouvir a Palavra de Deus.
É a vontade de Deus que os seus familiares alcancem essa promessa. Eles, não serão salvos ao acaso, mas eles devem obter a salvação pelo conhecimento da promessa. Amenos que a sua família ouça a pregação da palavra eles jamais poderão crê. Pregue o evangelho aos seus familiares, eles têm o direito de conhecer a promessa de Deus para a vida deles, não se esqueça disso.
2.  Deus comanda o futuro da sua família.
Alguém poderá dizer que a sua família é muito incrédula que não adianta pregar para eles porque eles nunca dão crédito à sua pregação. Está uma pessoa que pensa assim no lugar de Deus? Certamente que que não, então como podes tentar prever o futuro da tua própria família?
Só Deus conhece o nosso futuro e o da nossa família. O Senhor não apenas conhece o futuro de cada um de seus filhos, mas amorosamente o planejou. “Porque sou eu quem conheço os planos que tenho para vocês diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar danos, planos de dar-lhes esperança e um futuro” (Jr 29.11). Deus conhece plenamente o dia de amanhã e, em Cristo todos podemos esperar um futuro de bênçãos para nós e para os nossos. A semente que é a palavra de Deus DEVE SER semeada (PREGADA) o futuro da colheita só Deus pode determinar.
3. Como a sua família pode ser salva?
Não existe uma receita pronta. Mas se você gostaria que a promessa da salvação de Deus alcançasse também os seus, mostrar-lhe ei algumas posições que você deve tomar como um cristão que ama a Deus e também ama a sua família.
Cuide da sua família.
A sua família precisa de seus cuidados, foi você que Deus levantou no meio deles para ser exemplo de amor, misericórdia e compaixão. Como é que alguém quer ganhar seus familiares, se eles não recebem o devido cuidado e atenção de quem eles necessitam. Sim, é de você que eles esperam receber a maior parcela de amor, amenos que sua crença em Deus não seja verdadeira. Quem não cuida dos seus é pior do que os ímpios.
1 Timóteo 5:8  (JFA-RA(Br)
Mas, se alguém não cuida dos seus, e especialmente dos da sua família, tem negado a fé, e é pior que um incrédulo.

Como disse Mattew Henry, “se os homens ou mulheres não mantêm a seus parentes pobres, efetivamente negam a fé. Se gastam em suas concupiscências e prazeres o que deveria sustentar a seus familiares, têm negado a fé e são piores que os infiéis. Se os que professam o Evangelho dão lugar a qualquer conduta ou princípio corruptos, são piores que os que confessam não acreditar nas doutrina da graça.
Seja para sua família o bom perfume de Cristo (2 Co 2.15). Quando eu ainda não conhecia Jesus como meu salvador nem um abraço eu tinha coragem de dar em meus pais principalmente no meu pai, era mais apegado com a minha mãe. No dia em que Jesus entrou na minha vida, minhas atitudes mudaram, o amor de Deus foi derramado no meu coração e hoje eu abraço eles, beijo, xero e ajudo-os financeiramente quando posso.
·        Interceda por sua família.
A oração é a chave que abre todas as portas que estão fechadas. Através da sua oração pelos seus familiares o Espirito Santo vai amolecendo o coração deles. Faça como Jó. Ele se levantava de madrugada para orar pelos seus filhos (Jó 1.5). Têm você orado em favor do seu cônjuge? Tem intercedido pelos seus filhos? O profeta Jeremias ensinou:

Clama ao Senhor, ó filha de Sião; corram as tuas lágrimas, como um ribeiro, de dia e de noite; não te dês repouso, nem descansem os teus olhos. Levanta-te, clama de noite no princípio das vigias; derrama o teu coração como águas diante do Senhor! Levanta a ele as tuas mãos, pela vida de teus filhinhos, que desfalecem de fome à entrada de todas as ruas. (Lm 2.18-19)

A oração que o profeta ensina é específica, ela é uma oração que tem por objetivo a restauração da família. Famílias que estão aflitas, desfalecendo. Não estão alguns de nossos filhos nesta aflitiva situação? No mundo das drogas? Na delinquência e na prostituição? E, tudo o que sabemos fazer é reclamar deles. Brigas e discussões não resolvem nada, mas o Poder de Deus sim. Se entregue a Deus pelos seus familiares, o verdadeiro amor está na ENTREGA TOTAL.
·        Ganhe sua família através do seu exemplo.
Umas das tarefas mais difíceis que o salvo enfrenta é ganhar um familiar para Cristo, principalmente o cônjuge. Pois é diante deste que mostramos quem realmente somos, é diante de quem está todo os dias conosco que cai todas as nossas mascaras. Para ganhar a sua família a palavra é importante mas via de regra as ações ecoam mais, pouco efeito tem as nossas palavras se nós não vivemos aquilo que pregamos. Como é que alguém vai ensinar aquilo que ele mesmo não vive? Sua pregação não terá efeito nenhum. Nas circunstancias que envolvem os cônjuges Paulo afirma que eles são ganhos sem palavras. Isso, mesmo você podo ganhar o seu cônjuge sem palavra, apenas vivendo uma vida casta, em temor ao Senhor.

Semelhantemente vós, mulheres, sede submissas a vossos maridos; para que também, se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavra pelo procedimento de suas mulheres, considerando a vossa vida casta, em temor (1 Pe 3.1,2).

4. A responsabilidade individual.
Talvez você me diga, mas irmão tudo isso tenho feito, e até agora nada aconteceu. Esse é o meu caso amado. Meus pais e a maioria dos meus familiares não aceitaram Jesus e vivem na Idolatria. Aliás uma das citações de benção da minha mãe é: “nossa mãe santíssima te cubra com seu manto e te proteja!” Eu replico, “O Senhor Jesus vai na frente!”. Em bora eles ainda não tenham sido libertos da idolatria, eu não desisti deles. E, aguardo o cumprimento da promessa que diz:
Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa (At 16.31)
Caso alguns deles venham a não se render graça salvadora de Jesus cristo tenho plena consciência que não pagarei pelo sangue deles. Pois a promessa é para todos, MAS A ACEITAÇÃO DA PROMESSA É INDIVIDUAL.
O plano redentor de Deus em relação à família não nos isenta do princípio da responsabilidade individual, nem sua e nem dos seus familiares. A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a maldade do pai, nem o pai levará a maldade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele (Ez 18.20). Isso significa que para todos serem salvos todos precisam crer igualmente. A família do carcereiro de Filipos creu juntamente com ele, e por isso todos receberam a salvação.  


Deus está no controle de tudo.

E, você o que pensa sobre o assunto? 

Em Cristo Jesus.
Diácono irmão José.

[REFERENCIAS]
Fiz um resumo e apanhado sobre o tema nas seguintes fontes.

[1] Família Cristã. Eu e a minha casa servivermos ao Senhor. Lições Bíblias da CPAD. Jovens e Adultos, 2º trimestre de 2004, pg 91-95.
[2]  As promessas de Deus para sua vida. Lições Bíblias da CPAD. Jovens e Adultos, 4º trimestre de 2007, pg 14-15.
[3] O Deus do Livro e o Livro de Deus. Lições Bíblias da CPAD. Jovens e Adultos, 4º trimestre de 2008, pg 28-29.





2 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem